Categorias
Dicas de treinamento

COMEÇO DE ANO X TREINAMENTO

dicas

As festas de final de ano acabaram, aqueles jantares e almoços finalmente chegaram ao fim, as promessas de início de ano foram feitas e depois de alguns dias finalmente o ano começou, mesmo que popularmente o ano comece após o carnaval, o ano já começou e com ele vem aquela vontade imensa de treinar, recuperar o condicionamento físico perdido, diminuir aqueles indesejáveis quilos adquiridos e retomar ao velho e bom ritmo de prova ou quem sabe a melhora do mesmo.

Porém é justamente nessa fase que acontece os maiores erros dos atletas amadores, propiciando algumas lesões articulares e musculares. Pois o atleta acha que está bem condicionado, negligência o tempo que ficou parado e retoma aos treinos com força total, infelizmente uma somatória de erros muito comum.

Nessa fase, devemos priorizar o ritmo leve nos treinos, dar preferência aos treinos de menor volume e baixa intensidade, enfatizar os treinos contínuos, variar os percursos nas modalidades específicas, aumentar a importância do fortalecimento geral, alternar locais de treinos, no caso do treinador, esse deve optar pela mudança na metodologia de treinamento, favorecendo que o atleta use o esporte como relaxamento e sem tantas cobranças com tempos ou demais marcadores de intensidade.

Esse período de treinamento é chamado de fase de base e vai até meados de fevereiro, claro que vai depender do objetivo e qual prova pretende fazer, após essa fase inicia o período competitivo, onde se muda todo conceito de trabalho e estratégia de treinamento, visando á melhora nas competições ou simplesmente completar a mesma, vai depender muito do nível do atleta e histórico esportivo.

Converse sempre com seu treinador, exponha seus objetivos, mesmo que esse objetivo seja realizado com anos de treinamento, dessa forma o treinador montará seu programa de treinamento e conduzirá os mesmos com maior segurança e menor risco de lesão.

Bom ano, boas competições e bom retorno aos treinos!!!

 

Abraços…

Prof. Gabriel Abreu

Trilpopez assessoria esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *