Ligue agora e MARQUE UMA CONSULTA: 11.3037-7099

Dra.Kelly fala sobre tendinite na NEWSLETTER do Hospital Samatitano

Saiba o que é tendinite e como tratá-la

A tendinite é uma preocupação tanto para atletas, como para pessoas comuns, pois se manifesta com dores agudas e incapacidade da realização de alguns movimentos. Este problema é caracterizado por uma inflamação do tendão que pode ser ocasionada por sedentarismo, obesidade, esforços prolongados, desidratação, falta de alimentação saudável, entre outras causas.

 

Os tendões são tecidos através dos quais os músculos se prendem aos ossos e permitem a realização dos movimentos. O tendão se move sobre outras estruturas ao seu redor sempre que o músculo se contrai. Caso um movimento seja realizado repetidamente ou não haja hidratação adequada dos músculos, o tendão fica inflamado.

 

O ideal é que o indivíduo procure um ortopedista assim que perceba alguma dor intermitente próxima aos ossos para que o especialista possa realizar o exame clínico e definir procedimentos adicionais para o diagnóstico, como Raio X, Ultrassonografia ou Ressonância Magnética.
As formas de tratamento variam de acordo com a origem e a intensidade da lesão, podendo ser indicado remédios antiinflamatórios e imobilização do membro. É preciso repouso e, em alguns casos, a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação.

 

Se o tratamento não for realizado de forma correta, o indivíduo pode sofrer ruptura do tendão, continuando com dores e se tornar incapaz de realizar certos movimentos simples, como subir e descer escadas ou digitar no computador.

 

Fonte: Dra. Kelly Stéfani, ortopedista do Hospital Samaritano de São Paulo

Deixe um comentário