Ligue agora e MARQUE UMA CONSULTA: 11.3037-7099

Fisioterapia: prevenção, recuperação e melhor rendimento

dicas

Normalmente a fisioterapia é relacionada a recuperação de lesões. Mas esta afirmação está errada. Tão importante quanto um bom acompanhamento de um educador físico na prescrição do treino, é a presença do fisioterapeuta para realizar uma avaliação detalhada identificando possíveis alterações motoras que podem tornar-se fatores de risco para possíveis lesões traçando a melhor conduta em termos de prevenção.

A fisioterapia é fundamental na preparação e prevenção de um atleta, sendo ele alto rendimento, profissional, amador ou sedentários que estão começando ou voltando a se exercitar. O atleta sofre com dores após os treinamentos ou competições, o grande benefício proporcionado pela fisioterapia, é o alívio e a recuperação acelerada dessas dores, muitas vezes causadas por tensões musculares da prática esportiva. Com a intensidade de treinos os músculos trabalham por um período prolongado, ficando muitas vezes fadigados e tensos.

A dor faz parte da vida de qualquer modalidade esportiva porém nunca deve fazer parte do atleta. Na verdade, deve ser encarada como a única forma que o corpo tem de se comunicar e mostrar que algo não está bem.

Na fisioterapia trabalhamos o relaxamento e a liberação dessas tensões recuperando o atleta de forma que ele retome aos treinamentos sem dores o mais breve possível e que melhore o desempenho esportivo e qualidade de vida.

O Alongamento pelo seu conceito de um bom efeito no desempenho esportivo, gera forte o suficiente para melhora funcional das articulações e dos músculos, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além do aumento da amplitude do movimento e flexibilidade pode se tratar de um fator importante na evolução do treinamento e melhor rendimento.

O Fortalecimento para ser completo, o atleta deve incluir movimentos que trabalhem abdômen, costas e glúteos garantindo melhor performance muscular, promovendo equilíbrio e controle do corpo.

A Massagem Desportiva pré prova proporciona a musculatura para o dia da competição, é uma massagem que estimula a musculatura promovendo a vasodilatação sanguínea e auxilia na preparação mental na participação esportiva. A Massagem Desportiva pós prova será para recuperar as fibras musculares, irá ajudar a promover relaxamento muscular, articular e na liberação de substâncias como o ácido lático. A massagem funcional desportiva pré e pós prova de corrida deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade.

A Massagem Funcional Esportiva é uma técnica personalizada que circula a profundidade do Shiatsu com objetivo de restabelecer o equilíbrio e a harmonia entre corpo e mente, o cansaço emocional e desequilíbrio energético.

Stretching Global Ativo, conhecido como SGA uma técnica de alongamento global visando o próprio gesto esportivo que funciona como o RPG (Reeducação Postural Global), porém de forma especializada e individualizada melhorando a postura e suas compensações.

Análise Biomecânica na Corrida proporciona ao atleta detectar déficits e desalinhamentos de impacto, frequência e amplitude do movimento da passada na corrida, sendo conduzida a um programa de análise do movimento.

Fisioterapia preventiva e na reabilitação favorece técnicas específicas com o propósito de recuperar, sanar e devolver o atleta para a prática esportiva visando a recuperação dos treinos e provas, na prevenção de lesões e preparação para competições e reabilitação, restaurando o desempenho nas corridas. Agende um horário com seu fisioterapeuta, e garanta um melhor rendimento nas competições esportivas.

Claudia Silva (Fisio Run)

Fisioterapeuta Crefito: 3/148660F

Trilopez Assessoria Esportiva

Deixe um comentário