A estabilidade dinâmica do Joelho

Olá amigos. Espero que todos estejam bem!

Quando estamos frente a uma atividade cíclica, isto é, a corrida ou a caminhada, muitos fatores são importantes, para garantir que os componentes de nosso sistema musculoesquelético estejam aptos para realizar as tarefas que precisamos que realize.

Primeiro, é preciso que os índices de força sejam apropriados para suportar as cargas geradas pela atividade. Segundo, a velocidade de percepção com que nosso sistema nervoso nota as inúmeras mudanças das condições do meio ambiente é de importância capital, para que, por meio de comandos nervosos, os sistemas cerebrais possam responder adequadamente às demandas da tarefa. E em terceiro lugar, está a preparação fisiológica que envolve desde o treinamento do condicionamento cardiovascular, até a provisão alimentar para a realização da prova ou atividade.

Mas, quero chamar a atenção para um ponto muitíssimo importante: a posição do joelho. Embora, esta seja também mediada pela percepção que mencionei logo agora no texto, esta posição pode estar alterada ou não adequada por uma série de questões: o atleta altera a posição do joelho por falta de velocidade e força em receber as cargas do solo, ou simplesmente poderá utilizar uma posição diferente por conta de nunca ter percebido que estava fazendo de modo errado.

Os riscos de uma posição alterada do joelho são inúmeros, colocando em risco a integridade de estruturas como os ligamentos e meniscos, e até mesmo a cartilagem articular. As modificações dinâmicas do joelho, como a colocação do mesmo para dentro no momento de aceitação de carga durante a caminhada, corrida ou salto, podem predispor a lesões ou resultar nessas próprias lesões.

Por isso, amigos, fiquem atentos ao gesto esportivo que estão desempenhando, principalmente com relação a articulações tão nobres e de papel fundamental como o joelho. Uma boa avaliação do gesto esportivo poderá diminuir tais riscos e direcionar o treinamento do gesto esportivo com muito mais segurança e aproveitamento.

Venha conhecer nossos projetos de mapeamento do gesto esportivo e aferição de condições do movimento. Será um prazer atende-lo.

Um forte abraço a todos!

Pedro Sampaio

Fisioterapeuta especializado em Biomecânica

psampaio@institutokellystefani.com.br