A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PRECOCE EM LESÕES DO ESPORTE

Para um atleta de alto nível ou até mesmo um atleta amador, as dores e as lesões acabam, infelizmente, fazendo parte da sua rotina de treinos e competições. Por isso é tão importante ter por perto um médico do esporte e um fisioterapeuta de sua confiança para que essas lesões sejam tratadas o mais rápido possível.

                A partir do momento em que você se lesiona, dor e inflamação estão presentes e a perda de movimento e a força muscular diminuem devido justamente ao desuso. Ou seja, você sente dor, deixa de usar o membro lesado, perde força muscular e isso também pode acarretar em dores em outras partes pelo mecanismo de compensação. E é exatamente neste ponto que a fisioterapia deve atuar para que esses sintomas se minimizem o mais rápido possível.

                No caso, por exemplo, das lesões musculares que são as lesões mais comuns em qualquer esporte, a maioria das vezes vem acompanhadas dos 4 sintomas que citei acima (dor, inflamação, perda de movimento e força muscular). Só o uso de medicamentos e repouso não são suficientes para a recuperação do atleta. Os recursos que usamos na fisioterapia como crioterapia (terapia com gelo), eletroterapia (aparelhos que agem na dor e aceleram a cicatrização), exercícios precoces, além de outros recursos, irão acelerar e prevenir complicações geradas por essas lesões.  Por isso, quanto mais rápido se inicia a fisioterapia, mais rápido também é seu retorno ao esporte.

                Nos casos de esportes de contato como futebol, basquete, handebol, entre outros, fisioterapeutas trabalham em quadra, dando atendimento imediato ao atleta, amenizando assim a dor e o processo inflamatório. Muitos até voltam para o jogo após o atendimento.

Em algumas lesões em que é necessária a imobilização, como nos casos de entorses de tornozelo, luxação de ombro, etc., a imobilização pode ser retirada para a realização da fisioterapia e recolocada logo em seguida. Isso acelera muito o processo de cicatrização.

Aqui no Instituto Kelly Stefani, o trabalho da fisioterapia em conjunto com a ortopedia tem dado resultados surpreendentes. Em alguns casos o diagnóstico é feito pela ortopedia e no mesmo dia já é avaliado pela fisioterapia. Isso acelera demais a recuperação, principalmente quando há o trabalho em conjunto e a interação entre os profissionais.

Se você se lesionou e sente dores durante ou após sua prática esportiva, não espere para procurar um profissional que possa descobrir a causa e tratar esta lesão. Muitas vezes o tratamento é simples e rápido, gerando benefícios para sua saúde além de melhora importante no seu rendimento em treinos e competições.

Karina Palla e Verônica Erbst

Fisioterapeutas Esportivas

kpalla@institutokellystefani.com.br

verbst@institutokellystefani.com.br