A importância da natação no Triathlon de longa duração!

dicas
Mais um Ironman Brasil chegando e terminar essa prova, independentemente do tempo final, já é uma vitória! Mesmo assim, ainda vejo muita gente que chega para fazer a prova com a idéia de que a natação não é tão importante quanto as outras modalidades.
Se compararmos o tempo na água em relação às outras modalidades, podemos até pensar que a natação realmente não é tão importante. Mas aqui acho que vale salientar que se você não estiver bem preparado para a natação, se seu desgaste físico e mental na natação for muito grande, poderá estragar todo o resto de sua competição! E de nada valerá ser um ótimo ciclista e/ou um ótimo corredor. Acho que todos que farão uma prova dura como o Ironman devem treinar a natação o suficiente para sair bem da água e aí sim, conseguir obter um
bom desempenho nas outras modalidades que são sim as mais longas da prova!
Vale lembrar que na maioria das vezes, o mar em Floripa não é tão calmo, então quanto maior for a experiência do atleta em provas no mar, maior a chance de ele começar a prova com o “pé direito”! Sugiro que na preparação para a prova, os atletas façam algumas provas de travessia para aumentar sua vivência em nadar no mar! Os treinos intervalados (tiros) em piscina também fazem parte da preparação para provas longas, não se esqueça deles! E como já disse em textos anteriores, lembre-se sempre de treinar a parte técnica e as transições, quanto mais eficiente você for, melhor será a sua performance!
No mais, é curtir a prova e colocar em prática tudo o que foi planejado para cruzar a linha de chegada!
Até a próxima!

Rodrigo Chiquie Ali

It’s Possible!
Personal Trainer – CREF – 040.915- G/SP
Excelência em gestão de Qualidade de Vida.
rodrigochiquie@gmail.com