A importância da respiração bilateral no nado Crawl

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Quando você vai à sala de musculação, treina num dia a musculatura do lado direito e num outro dia a musculatura do lado esquerdo? Não? Então, provavelmente já entendeu a importância da respiração bilateral na natação!
Quando respiramos para os dois lados, geramos a mesma sobrecarga sobre o lado direito e esquerdo do corpo. Isso é um importante trabalho de prevenção de lesões em nadadores, além da manutenção da postura, evitando problemas de coluna, como escoliose, por exemplo. Quando acrescentamos uma sobrecarga ( palmar ) e respiramos apenas de um lado, a chance de aparecerem estes problemas é ainda maior.
Se for um aluno iniciante, sugiro que comece respirando para o seu lado dominante e a medida que for evoluindo, comece a reparação para o seu lado mais difícil. Lembrando sempre que o trabalho de flexibilidade e mobilidade fora da água auxilia na melhoria da respiração para os dois lados. O trabalho de fortalecimento fora da água também é fundamental para evitar lesões e equilibrar o trabalho muscular.
Existem diversas formas de trabalhar a respiração para ambos os lados, 3×1, 5×1, 7×1, dividir uma distância respirando apenas para o lado direito, e a mesma distância para o lado esquerdo (Ex: 50 mts. 4×1 para o lado direito+50 mts. para o lado esquerdo). O ideal é que ao final do treino você tenha feito metade da distância respirando para o lado direito e metade da distância respirando para o lado esquerdo. Lembre sempre de treinar sob a orientação de um profissional da área e torne seus treinos muitos mais criativos e seguros!
Um abraço e até a próxima!
Rodrigo Chiquie Ali
It’s Possible!
Personal Trainer – CREF – 040.915- G/SP
Excelência em gestão de Qualidade de Vida.
rodrigochiquie@gmail.com