Açaí um poderoso aliado da sua saúde

Originário da região norte do Brasil, este pequeno fruto de cor roxa que nasce no alto de uma palmeira de nome científico Euterpe oleracea, popularizou-se nos últimos anos no Brasil e no mundo, não só pelo seu sabor e cor exóticos mas por sua rica propriedade antioxidante.

Considerado um super alimento, ou seja, alem de nutritivo possui efeitos importantes para a saúde e a redução dos riscos do desenvolvimento de doenças.

O poder antioxidante se deve à grande concentração de compostos fenólicos em especial as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta, que possuem atividades antioxidante e anti-inflamatória. No açaí calcula-se 33 vezes o conteúdo em antioxidantes que possa ter a uva preta já muito conhecida por essa capacidade.

Devido a essa grande concentração, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares,  processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade.

Sua relação com as doenças cardiovasculares, vai além das antocianonas, também pelo seu conteúdo em betasitosterol, fibras e ácidos graxos essenciais (Acido graxo monoinsaturado oléico, o mesmo do azeite). Assim dificulta a absorção e oxidação das gorduras, impedindo que as mesmas se transformem em colesterol LDL (colesterol ruim) dessa forma modulando as lipoproteínas por favorecer a concentração de colesterol HDL (colesterol bom).

Possuem grande quantidade de fíbras, cerca de 2,6g a cada 100ml, e dos dois tipos. Na casca as fibras insolúveis que ajudam a regular o funcionamento intestinal, equilibram a concentração de glicose e triglicerídeos no sangue. Na polpa as fibra solúveis que colaboram com a redução da absorção do colesterol .

Entre os micronutrientes, destacam-se a vitamina E, importante antioxidante e minerais, como manganês, também antioxidante e importante para a saúde dos ossos, magnésio que é essencial à geração e utilização de energia no corpo e para o processo de contração muscular, cálcio que age na contração muscular, transmissão do impulso nervoso e na formação dos ossos e cromo coadjuvante na ação do hormônio insulina.

 

Poderes do Açaí:
.

  • Possui um efeito anti-oxidante pelo seu altíssimo conteúdo em substâncias para tal fim, antocianinas, vitamina E, manganês e vitamina C. Por isso combate a formação dos radicais livres, retardando o envelhecimento celular e melhorando o estado geral do organismo;
  • A ação antioxidante e antinflamatória das antocianinas também melhora a circulação sanguínea e protege o organismo contra cúmulo de placas de depósitos de lipídios, causadores da arteriosclerose.
  • Grande concentração de ácido oléico, contribuindo para aumento do HDL e fortalecimento do sistema nervoso central, ajuda no poder de concentração e proteção ao envelhecimento;
  • Energético pelo conteúdo de carboidratos e lipídios, proporcionando energia e vitalidade;
  • Melhora as defesas e modula o sistema imunológico, pelo seu conteúdo em ácido elágico (um polifenol) pode ajudar a combater bactérias e virus;
  • Rico em fibras que auxiliam o funcionamento intestinal, controle glicêmico, de triglicerídeos e de colesterol;
  • Seu conteúdo equilibrado de proteínas, contendo 16 tipos de aminoácidos, faz dele ideal para
vegetarianos ou pessoas que procuram um aporte extra de proteínas de boa qualidade;
  • Excelente fonte de minerais como potássio, magnésio, cálcio e zinco que são muito usados durante as atividades físicas, fazendo do açaí um excelente repositor de eletrólitos.

Apesar de poderoso, na maior parte do Brasil, o Açaí é vendido na forma de suco ou na tigela como sorvete, bem adoçado com xarope de guaraná, açúcar ou até com leite condenado e muitas vezes acrescido de granola, portanto com uma concentração relativamente baixa da fruta.

Para se beneficiar das suas propriedades é importante rever a forma de consumo. O ideal é consumi lo puro ou batido com outras frutas, mel ou açúcar mascavo para adoçar uma vez que o sabor natural do Açaí é mais pro amargo e não doce como estamos acostumados na região sul e sudeste do pais.

 

Existem frutarias que já vendem o produto puro para ser consumido como suco ou na tigela, como a Frooty Açaí da rua Natingui na Vila Madalena e locais que vendem congelado puro para ser consumido em sua casa.

Existe também a versão liofilizada é uma maneira prática para usar em preparações e transportar. Sua concentração de todos os nutrientes é maior por grama, pois foi retirada a água da fruta e neste processamento perde se muito pouco.

Eu compro ele congelado ou liofilizado, puro e orgânico na feira de produtos orgânicos do Parque do Ibirapuera no espaço para aeromodelismo ao lado do clube circulo militar, aos Sábados ou na  feira do Parque da água branca as terças, manhã e noite, sábados e domingos até 12hs.

 

Composição nutricional do açaí


Valores referentes a 100 gramas.

 

Valor energético 58.1kcal = 244kj
Carboidratos 6,2g
Proteínas 0,8g
Lipídios 3,9g
Gorduras saturadas 0,7g
Gorduras monoinsaturadas 2,0g
Gorduras poliinsaturadas 0,4g
Fibra alimentar 2,6g
Fibras solúveis 0,1g
Cálcio 35,2mg
Piridoxina B6 0,1mg
Fósforo 16,4mg
Manganês 6,2mg
Magnésio 17,0mg
Ferro 0,4mg
Potássio 123,6mg
Cobre 0,2ug
Zinco 0,3mg
Riboflavina B2 0,0mg
Sódio 5,2mg

TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Fernanda Palma

Nutricionista Esportiva

fpalma@institutokellystefani.com.br