ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA BEBÊS

“NADAR: É a  capacidade do homem e de outros animais deslocarem-se no meio liquido, através de movimentos corporais e sem ajuda artificial.”

Por movimentar praticamente todos os musculos e articulações é considerada um dos melhores exercicios fisicos existente, trazendo beneficios para o organismo.

Seguindo por esse caminho, estudos mostram que a atividade  natatória desenvolve a coordenação motora, estimula o sistema cardiovascular, aumenta a capacidade pulmonar e reforça o sistema imunológico.

No Brasil, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, é de que as crianças iniciem a  atividade aquática a partir dos seis meses, quando o conduto auditivo ( parte interna do ouvido) e que até então era reta, forma uma curva, dificultando a entrada de água e reduzindo as chances de infecção, além do bebê já ter tomado a primeira fase de vacinação aumentando assim a imunização contra alguns agentes.

Quanto mais cedo o bebê inicia o contato com a água, mais adaptado e relaxado ele ficará no meio liquido. Essa adaptação exige duas presenças fundamentais: a do professor especializado e dos pais.O objetivo da atividade aquática com os bebês deve ser estimular e desenvolver, nunca competir.

Além dos aspectos fisiológicos o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à essa interação bebês/pais.

O reconhecimento de cada conquista deve ser estimulado e os  processos regressivos devem ser encarados com naturalidade e paciência.

O pediatra deve sempre autorizar por escrito a participação dos bebês nas atividades aquáticas.

 

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE AQUÁTICA PARA O BEBÊ

 

– Desenvolve e melhora a coordenação motora

– Aumenta a resistência cardio respiratória

– Desenvolve a noção espaço/temporal

– Estimula o apetite

– Previne doenças respiratórias

– Desenvolve e estimula o auto- salvamento ( através de bloqueios e submersões)

– Desenvolve o engatinhar, sentar, andar ou correr

– Fortalece os músculos cardiacos

– Relaxa e diverte.

 

Cláudia Melem

Educadora Física

Coordenadora técnica da natação da Sumaré Sports