Avaliar o gesto esportivo pelo olho das câmeras: Um bom negócio?

Olá amigos! Espero que todos estejam bem!

Prezado amigo leitor, você já ouviu falar em avaliação cinemática do movimento? O nome parece esquisito e à primeira vista nos faz pensar que deve ser alguma coisa estranha que talvez nada tenha a ver com o nosso dia a dia. Mas, quero lhe dizer que se trata  exatamente do contrário.

Com o crescente uso da tecnologia a serviço da atividade física e do esporte, muito “brinquedos” têm sido incorporados à prática esportiva e atividade física nas academias. Estou me referindo a um instrumento muito conhecido de todos nós: a câmera digital.

Todos nós temos uma em nossos telefones celulares. Com maior ou menor poder de capturar a realidade, elas estão em nossas mãos sem que percebamos. Pois bem. O esporte utiliza-se disso para registrar o movimento e assim analisar COMO O MOVIMENTO ACONTECEU.

Nesses tempos em que, um pequeno erro divide a medalha de ouro ou de prata, em que um pequeno movimento gera uma lesão, olhar o gesto realizado pelas lentes de uma câmera se tornou uma ferramenta muito comum e corriqueira.

O mais importante é buscar alguém que saiba interpretar de maneira correta o que está sendo visto, e o que foi registrado pelos olhos da tecnologia. Já há no mercado alguns serviços que buscam oferecer essas análises ao público em geral. O cuidado aqui é procurar alguém que conheça muito bem o que está sendo analisado, desde o movimento até o equipamento adequado para investigar o fenômeno que se pretendeu avaliar.

Por exemplo: cuidado com as avaliações de prono-supinação que ocorrem em lojas de artigos esportivos. Muitas vezes as câmeras são desprovidas de velocidade adequada para avaliar um movimento tão rápido como é o ajuste do pé ao solo no momento do toque do calcanhar.

O que quero dizer é que fazer uso da tecnologia é muito bom e pode nos trazer inúmeros benefícios. O cuidado que devemos ter é evitar que a tecnologia crie novos problemas, como erros que podem muitas vezes não apenas separar o primeiro lugar do pódio do segundo, mas podem determinar lesões e privação de algo que faz tão bem a alma de cada um de nós: a atividade esportiva.

Um grande abraço a todos!

Pedro Sampaio

psampaio@institutokellystefani.com.br