Cãimbra muscular

Definida como uma contração muscular súbita, breve, mas muito dolorida, as câimbras são comuns durante e após atividades físicas e podem acometer pessoas saudáveis, jovens e que não tenham o hábito de praticar atividade física.

Para os atletas as cãibras geralmente se manifestam na prática da atividade física intensa devido a fadiga muscular, ou seja, o músculo solicitado para aquela atividade física não está forte o suficiente para ser submetido aquela carga específica de treinamento.

Outra causa importante de câimbras relaciona-se a desidratação na prática da atividade física, com as perdas de líquidos e sais minerais por meio do suor (especialmente sódio).

Como acabar com o problema

As cãibras podem ser momentaneamente cessadas por meio da contração da musculatura afetada e por meio de alongamentos. No entanto, a melhor forma de prevenir a contração é se condicionar antes de atividades que exigirão grandes esforços, comer e beber o suficiente para suportar a carga extra de exercícios.

Dicas e Orientações

  • Alongue e aqueça a musculatura antes de iniciar a atividade física e após com orientação do educador físico
  • Fortaleça os grupos musculares específicos para sua atividade física levando em cosideração o tipo do esporte, o volume e a intensidade de treinamento
  • Hidrate-se antes, durante e depois da atividade física. Não se esqueça que isso depende: da sua idade, de quanto você perde de líquidos, da temperatura do ambiente, da umidade do ar e da intensidade do seu treino
  • Reponha os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos com isotônicos ou com alimentos que contenham sódio
  • Use calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas e calçados confortáveis para o dia-a-dia do trabalho para quem fica muito tempo em pé
  • Mantenha uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para nossa saúde
  • Procure ajuda médica do seu ortopedista esportivo de confiança se as dores persistirem por muito tempo