Ciclismo com performance: Preocupação de todos!



Olá amigos

É conhecimento de todos que, a atividade esportiva deve ser sempre praticada a partir de alguns cuidados prévios. A roupa adequada, o local adequado e o equipamento adequado já são atributos quase que inconscientes para quem se propõe a iniciar ou realizar algum esporte.

Pois bem. Além de todas essas providências, a avaliação física prévia junto a uma equipe multidisciplinar é de extrema importância. A consulta com o médico especialista, o acompanhamento nutricional e o bom direcionamento do treino são peças chave para uma condição considerada ideal.

Quando se trata de bike, apesar de todos terem o conhecimento do papel dessas medidas para o pedalar, dados alarmantes têm sido reportados pela literatura especializada. Um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Maria revelou algumas informações um tanto preocupantes.

O estudo buscou avaliar se ciclistas recreacionais (não atletas) e competitivos (atletas) estavam ajustados à bike, segundo os critérios conhecidos de bike fit.

Os resultados indicaram que 82% dos ciclistas recreacionais (não atletas) apresentaram-se desajustes quanto ao posicionamento na bike.  Ao avaliar esses achados, alguns até poderiam pensar: são apenas ciclistas recreacionais! Mas, se levarmos em consideração o crescente uso da bicicleta como meio de transporte e lazer, principalmente pelo aumento das ciclofaixas e ciclovias nas grandes cidades, pode-se considerar que a frequência se torna um fator de risco para lesões, mesmo para ciclistas não atletas.

Quando considerados os ciclistas atletas, os números se mostram ainda mais assustadores! A grande maioria, 74% deles, apresentavam desajustes. O risco de lesões e problemas musculoesqueléticos originados pela prática inadequada do pedalar será, sem sombra de dúvida, potencializado pelos desajustes. Sem contar com os prejuízos gerados na performance.

Por isso, se torna papel de cada um de nós, preocupados que somos com o desenvolvimento do esporte e principalmente do ciclismo, nos tornar responsáveis pela transmissão de conhecimento e informação. Cada ciclista deveria perguntar ao seu colega de treinos e passeios: Tem feito o seu bike fit regularmente? Isso é responsabilidade nossa amigos!!

Assim seremos agentes responsáveis pelo crescimento deste esporte tão especial, que é também fator de mudança na vida de tantas pessoas!

Um grande abraço a todos!

Pedro Sampaio

Fisioterapeuta especializado em biomecânica

psampaio@institutokellystefani.com.br