Corrida vista com outros olhos
Olá Amigos,
Espero que todos estejam bem.
Em minha última matéria falamos a respeito das lesões causadas pelo aumento do volume de treino.
Como o impacto da corrida representa um valor baixo quando se leva em consideração a tolerância do sistema locomotor, correr bem significa manter regularidade nos treinos e consequentemente aumentar a performance gradativamente sem interrupções causadas por lesões.
Preparar-se para correr bem vai além da escolha de um bom tênis e da preparação nutricional. A análise do gesto de corrida é também um fator preponderante para que o atleta consiga alcançar a excelência em sua maneira de treinar e competir.
Um estudo, publicado em outubro deste ano, propõe uma metodologia para avaliar as cargas que estão sendo aplicadas ao corpo, utilizando apenas câmeras. A medida das forças sempre foi realizada com o uso de equipamentos chamados plataformas de força. Agora, no âmbito clínico, parece haver uma nova possibilidade de vislumbrar as cargas e assim entender o que pode gerar lesões ou melhoras no treinamento.
A filmagem do gesto de correr passa agora a ter mais um requisito de análise, oferecendo novos horizontes para o atleta.
Possivelmente, insights poderão surgir para o treinador, para o reabilitador e até mesmo para o próprio atleta, no sentido de criar um constante aprimoramento da técnica e quem sabe, aumentar a capacidade de prevenir lesões.
Fazer a análise da corrida por meio de vídeo se tornou ainda mais útil.
Um abraço a todos.
Pedro Sampaio
Fisioterapeuta especializado em biomecânica
psampaio@institutokellystefani.com.br