Dra.Kelly orienta os “Cuidados com os pés”

Os pés nos levam para todos os lugares e quando sadios garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto. A utilização normal de nossos pés nos leva a repetição de milhares de passos a cada dia, além da habilidade de realizar tarefas sofisticadas e graciosas como as desenvolvidas no campo das artes e dos esportes. Mesmo sob essas condições de carga e trabalho os pés são capazes de se recuperar rapidamente de pequenas lesões e abusos, retornando integralmente às suas funções originais.

Os cuidados com os pés começam pelos calçados que devem ser confortáveis, práticos e adaptar-se bem aos pés. Além de satisfazer a necessidade de cada pessoa: atletas, crianças, para o cotidiano no trabalho ou em casa, para pessoas com necessidades especiais – diabéticos, obesos, inchaço crônico nos pés por problemas vasculares, deformidades decorrentes de um trauma ou artrite reumatóide, diferença de comprimento dos membros inferiores, deformidades congênitas, etc.

Devido à miscigenação existente na população brasileira não há um tipo específico de pé, todavia há tipos específicos de calçados. O que torna muito difícil a escolha do calçado ideal, em especial para as mulheres que estão mais sujeitas aos “modismos”. O modelo básico de calçado pode ser atribuído ao tênis, ou seja, com a parte da frente larga para acomodar os dedos sem apertá-los, com sistema de absorção de impacto que funciona como um amortecedor para os pés, maleável para que as estruturas dos pés possam adaptar-se a marcha. Todavia, não é o tipo de calçado que se possa utilizar para trabalhar. O que fazer?É muito importante que os calçados tenham a forma dos pés e não que os pés se deformem para caber nos calçados. Os calçados apertados e pequenos causam deformidades nos pés. Portanto, eles devem ser confortáveis desde o primeiro momento em que você os utiliza. Compre seu calçado de acordo com sua necessidade e o que você entende de confortável e antes de utilizá-lo procure seu ortopedista especialista em pé para analisá-lo junto com você.

As crianças necessitam de calçados adequados, pois seus pés estão em crescimento. Os atletas necessitam de calçados apropriados de acordo com a modalidade que praticam. As pessoas com deformidades, calosidades e dores nos pés necessitam em primeiro lugar fazer o diagnóstico adequado do seu problema entendê-lo plenamente para então ser capaz de comprar o calçado que mais seja mias compatível com seu problema. As pessoas portadoras de diabetes têm no calçado um mecanismo de prevenção a inúmeros problemas.

Enfim, cuide da saúde de seus pés pois sem eles o deslocamento de seu corpo pode ficar prejudicado!!! E lembrem-se um pé saudável NÃO DÓI. Na dúvida procure seu ortopedista especialista em pé.

Dra.Kelly Cristina Stéfani
Alliance Clinica – Equipe de Ortopedia
kelly.stefani@allianceclinica.com.br