ENTENDA O QUE É VALGO DINÂMICO E COMO PODE INFLUENCIAR NO SURGIMENTO DE LESÕES

O valgo dinâmico do joelho é uma alteração biomecânica envolvendo todo o membro inferior, causando diferentes problemas a curto e longo prazo. Quando a causa tem inicio no quadril, torna-se uma cadeia descendente de disfunções no membro inferior.

Caracteriza pelo movimento excessivo de adução de quadril, rotação medial (joelho para dentro) e hiperpronação de calcâneo (pisada para dentro), durante o andar, descer degraus e correr por exemplo.
Pode ser causado pela fraqueza muscular dos glúteos, transverso do abdome, multífidos (CORE); eles têm função de estabilizar pelve, tronco e membro inferior, evitando movimentos errados durante a caminhada e corrida.
Em especial o glúteo médio, possui grande importância neste caso, ele impede que a pelve contralateral fique mais baixa, “caia” durante a fase de apoio do pé no chão (como marcado na foto), desencadeando sobrecarga na articulação do joelho.
Surgindo lesões do tipo síndrome trato íliotibial (dor em queimação e/ou rigidez no compartimento lateral do joelho), síndrome femoropatelar (dor anterior no joelho) entre outras.
valgo jpeg

 

Por isso é importante o fisioterapeuta avaliar o atleta dinamicamente, ou seja, observar o alinhamento do membro inferior e tronco no momento da corrida, seguido de exercícios educativos e de fortalecimento muscular, com objetivo de corrigir o valgo dinâmico, prevenindo as lesões. Veja alguns exercícios comprovados cientificamente que melhor recruta os músculos estabilizadores do valgo dinâmico

valgo joelho

Fisioterapeutas Esportivas

Verônica Erbst,

verbst@institutokellystefani.com.br

Karina Palla,

kpalla@institutokellystefani.com.br