Psicologia Esportiva

psychology-2706902_1920

 

A Psicologia do Esporte ocupa hoje um papel fundamental na preparação e desenvolvimento de equipes e atletas competitivos, sejam eles profissionais ou amadores, durante os períodos de treinamento, competição ou reabilitação.

Sua principal função é compreender os processos psicológicos envolvidos na prática esportiva e a forma como estes influenciam a performance ou a qualidade de vida do praticante. A partir desta consciência, torna-se possível corrigir pensamentos e comportamentos disfuncionais, estimulando as atitudes positivas e melhorando a qualidade da atividade realizada.

Diversas são as áreas de atuação da Psicologia do Esporte, que mesmo durante um período de reabilitação vê o sujeito não como um paciente, mas como alguém ativo e responsável direto pela melhora de seu estado físico e emocional.

No esporte competitivo, busca desenvolver junto ao atleta as habilidades psicológicas necessárias para a melhora do desempenho esportivo. Focando em aspectos como motivação, atenção, concentração, controle de ansiedade e estabelecimento de metas, desenvolve-se no atleta a capacidade de colocar-se em um estado psicológico ideal para a performance de sua modalidade.

Na área da reabilitação a Psicologia aparece com importante papel no trabalho multidisciplinar, desenvolvendo estratégias mentais de enfrentamento, diminuindo as reações psicológicas negativas e contribuindo para uma melhora na qualidade da reabilitação e do período de retorno às atividades esportivas normais.

PROCURE UM PSICÓLOGO

Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP)
Conselho Federal de Psicologia (CFP)