Estabilização dinâmica

Olá Amigos.

Nesta última matéria do ano, gostaria de comentar sobre algumas coisas que tem sido muito veiculadas nos meios de pesquisa em biomecânica.

Dentro das áreas da biomecânica, tem crescido muito a quantidade de estudos voltados à reabilitação, constituindo uma área chamada “Biomecânica da Reabilitação”. Nela busca-se encontrar as razões mecânicas da lesão, além de entender como podemos encontrar um modo mais efetivo de reabilitar as lesões, a partir de um controle da sobrecarga sobre as estruturas do corpo.

Uma das descobertas mais recentes em reabilitação é a necessidade de implementar um programa chamado de estabilização dinâmica. Se trata de já colocar o movimento controlado mesmo em um período no qual o atleta ou paciente ainda está sob os cuidados iniciais da fisioterapia.

A partir do conhecimento do comportamento das ações musculares específicas, e de orientações ao atleta ou paciente, certos movimentos são pedidos, com o objetivo de recrutar músculos chave para recobrar a função o mais rápido possível.

Os resultados são animadores, fazendo com que as pessoas consigam retomar as atividades funcionais mais precocemente, prevenindo perdas de força e encurtando o tempo de recuperação das lesões.

Uma ótima notícia para aqueles que não podem ficar nem um minuto sem um corpo que responda aos anseios do esporte não é mesmo? Pois então! Busquem um profissional com tal conhecimento, caso estejam em um processo de recuperação ou até mesmo em um momento de lesão. Ele poderá ajudar com expertise e eficiência!! Acredito que você sabe onde buscar não é mesmo?

Será um prazer lhe ajudar caso necessite!

Um forte abraço a todos.

Pedro Sampaio

psampaio@institutokellystefani.com.br