Fratura de stress: é possível prevenir???
As fraturas de stress tem sido uma doença frequente na prática do ortopedista que trabalha com medicina do esporte.
Mas o que é uma fratura por stress???
O mecanismo que acarreta uma fratura convencional no esporte é um trauma de alta energia: direto ( um chute por exemplo como o da luta do Anderson Silva), torsional (praticando ski ou numa bola dividida no futebol) ou queda da bicicleta (uma fratura de clavícula por exemplo como a de Lance Armstrong ).
Entretanto o mecanismo de trauma de uma fratura por stress é outro: trauma de baixa energia e contínuo.
Uma das fraturas mais comuns em atletas são: fêmur (dor na virilha) , tíbia (dor na perna ou canelite) ou pé (dor no calcanhar).
Quando corremos colocamos no solo a energia do peso do nosso corpo (lei a ação) e o solo responde com a mesma energia no sentido contrário (lei da reação). A musculatura dos membros inferiores é responsável por absorver a energia da lei da reação. Entretanto essa musculatura pode fadigar e a energia será dissipada no osso.
Essa absorção de energia no dia a dia dos treino vai enfraquecendo o osso até que ele fratura: e ai vem a fratura por stress. O local que ela ocorre depende do tipo de esporte, intensidade, frequência, anatomia do atleta.
A fadiga da musculatura pode ocorrer por falta de preparo da mesma com musculação ou por excesso de treino.
O tratamento da fratura por stress pode ser cirúrgico ou não cirúrgico. Entretanto o tempo que o osso precisa para consolidar e se recuperar é em torno de 6 meses, praticamente o dobro de uma fratura convencional. O que afasta o atleta por um tempo prolongado do esporte competitivo.
Esse mecanismo pode ser evitado!!!
A melhor opção é a PREVENÇÂO!!! Numa consulta preventiva com o ortopedista que trabalha com medicina do esporte é possível identificar os fatores individuais e anatômicos e a partir disso orientar o educador físico o tipo de preparo específico que você precisa.
Evite lesões na sua temporada e treinos!!!
Dra.Kelly Cristina Stéfani
Médica Ortopedista e Triathleta da distância Ironman
kstefani@institutokelltstefani.com.br