Mac Donald’s patrocinador oficial da São Silvestre!!!

É dificil de acreditar, soa como um engano, mas essa é a realidade, a rede de lanchonetes fast food Mac Donalds é a patrocinadora de uma das maiores corridas de rua da cidade de São Paulo,  patrocinador dos Jogos Olimpicos desde 1976 e da Copa do Mundo desde 1994.

 Eu já havia me questionado sobre essa relação da marca Mc Donald’s com eventos esportivos e em nenhuma vez consegui fazer nenhuma ligação coerente alem é claro da relação entre marketing e lucro.

 Porém algo que sempre me incomodou muito quando pensava sobre este assunto, é como os órgão públicos permitem tal relação, a associação do atleta, do ídolo, do sonho, a uma marca que fornece uma alimentação que traz riscos a saúde, colabora muito com o crescimento dos índices de obesidade pelo mundo, e um considerável aumento dos gastos com a saúde pública.

 Eis então que uma paciente minha inscrita na São Silvestre me mostra o material fornecido juntamente ao kit do corredor, o guia do corredor, que traz um parágrafo de informações úteis sobre o data e horários relacionados à prova e o restante é um grande absurdo, chega a parecer piada.

 Eles estão se propondo a fornecer um guia de orientações alimentares direcionada a quem irá correr, porem as sugestões são recheadas de gordura e Açúcar.

 Pão na chapa, Pão de queijo e cookies fazem parte dos alimentos recomendados para o dia anterior e véspera da prova e para recuperação sundae e os famosos sanduíches existentes no cardápio.

 Eles mencionam alimentação leve e controle da ingestão de gorduras pré prova, mas sugerem o pão na chapa na marca que tem cerca de 260kcal e 14g de gordura.

 Até fazem boas recomendações como leite, frutas, massa e boa hidratação, porem os absurdos como sundae sendo uma boa opção para a recuperação   chamam tanta atenção que o restante passa quase desapercebido.

 Quase mesmo, pois eles resolvem fechar o material com chave de ouro! Escrito em letras vermelhas seguido da imagem de uma porção de batatas fritas “Vida ativa: o Mc Donald’s pratica essa idéia. Não é surpresa o Mc Donald’s saber do que é feita uma dieta de qualidade…” Oi?! Dieta de qualidade com a foto de uma batata frita?

 Alem de tudo isso o corredor ainda ganha um mapa da prova com a indicação de todas as unidades de McDonald’s que existem no percurso, alem de infinitos cupons to tipo compre 1 ganhe e 1 grats e alguns brindes da marca, uma prática bem comum para eles.

 Moral da história através do patrocínio de grandes eventos esportivos o Mc donald’s conquista uma credibilidade que não tem. Por ser o restaurante oficial destes eventos passa  uma imagem de ser algo que faz bem para a saúde, passa uma idéia de consciência com a vida ativa e saudável em apoiar o esporte e ainda engaja uma série de projetos sociais impulsionados pelos eventos como o sonho de craque (as crianças que entram de mãos dadas com os jogadores, aconteceu na copa das confederações),  assim vai justificando os meios.

 Até quando esse tipo de publicidade vai controlar a ignorância e o sonho de consumo de crianças e adolescentes colaborando com a epidemia da obesidade?

Fernanda Palma

Nutricionista Esportiva

fpalma@institutokellystefani.com.br