NADANDO COM OS ÓCULOS CERTOS !

dicas
Olá amigos da água, tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de falar sobre a escolha de um óculos ideal para a prática de natação. Não, eu não tenho uma empresa que fabrica óculos, nem nenhum patrocínio de alguma marca! Rsrsrs…

Meu objetivo aqui é apenas esclarecer algumas dúvidas sobre um assunto que parece simples, mas na verdade, gera dúvida na maioria das pessoas que nadam, principalmente os iniciantes.

Os óculos na natação podem ser comparados ao tênis para um corredor, se eles não estiverem confortáveis, me perdoem pelo trocadilho, incomodam como uma “pedra no sapato”.

De uma maneira geral se você é um nadador de piscina (competitivo ou não), provavelmente irá preferir óculos menores e aqui vale ressaltar, se sua piscina for coberta, dê preferência aos óculos com lentes claras, isto irá facilitar a sua visão em ambientes com iluminação artificial.

Se você for um nadador de águas abertas, provavelmente irá preferir óculos com lentes um pouco maiores e vale lembrar que para nadar em águas abertas, o ideal é que as lentes sejam escuras, pois desta maneira o sol não será um problema para quando você estiver nadando no mar, ou em uma represa, ou até mesmo em uma piscina descoberta num dia ensolarado.

Veja bem, usei a palavra provavelmente, pois a escolha de um óculos, assim como a escolha de um tênis específico para a sua pisada é muito pessoal e deve ser feita com critério, pois cada pessoa tem um formato de rosto. Em geral os óculos feitos em silicone são muito mais confortáveis e vedam melhor do que os feitos de plástico, independente do formato de rosto que você tenha!

Hoje já existe uma variedade muito grande de modelos e materiais, desde óculos monocromáticos a coloridos, com lentes polarizadas que oferecem 100% de proteção UVA e UVB, óculos com grau, para quem tem algum problema de visão, sim, algumas marcas já os vendem prontos. Vale a pena na hora de comprar você experimentar e sentir-se confortável usando seus óculos. Em algumas lojas é possível até colocar touca e colocar o rosto na água, uma espécie de “provador de óculos”, para que você tenha certeza de que está fazendo a compra certa.

Todos os óculos vem com uma película na parte interna das lentes que tem a função de antiembaçante. Para que a sua vida útil seja grande, não passe toalha, os dedos, ou nenhum tipo de tecido nesta parte das lentes, pois desta maneira poderá riscá-las e diminuir consideravelmente a vida útil do antiembaçante. Algumas marcas vendem um líquido antiembaçante para ser borrifado nas lentes, já testei alguns que funcionaram muito bem! Mas se perceber que depois de algum tempo de uso, mesmo com várias tentativas de ajuste seus óculos estão embaçando e está entrando muita água, não tenha dúvida, está na hora de trocá-los.

Ah, mais um lembrete importante: caso seu objetivo seja competir, em piscina ou em águas abertas, o ideal é que já tenha feito vários treinos com seus óculos, para evitar surpresas desagradáveis no dia de sua competição! E tenha sempre um óculos reserva ( igual ao que você já está acostumado a usar! ). Como diz um grande amigo meu: um bom nadador sempre tem dois óculos e duas toucas em sua mochila !

Um abraço, bons treinos e até a próxima!

Rodrigo Chiquie Ali
Personal Trainer – CREF – 040.915- G/SP
It’s Possible Assessoria Esportiva
itspossibleae@gmail.com