Propriocepção: importância no tratamento e prevenção de lesões

O que é propriocepção?

Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.

Atua como atividade reflexa no caso de movimentos bruscos, inesperados ou simplesmente na mudança de direção de determinado movimento. Ou seja, é um mecanismo que protege as articulações.

Importância da propriocepção no treinamento do atleta
O treinamento proprioceptivo deve ser introduzido durante o processo de treinamento geral, somente iniciado após o indivíduo ter desenvolvido condições de flexibilidade, resistência e força no local a ser estimulado.

Pesquisas científicas cada vez mais vem comprovando a eficácia do treinamento proprioceptivo na prevenção e tratamento das lesões. É necessário que o treinamento seja feito de forma individualizada, incluindo exercícios de equilíbrio, coordenação motora e exercícios específicos para o esporte.

Os exercícios proprioceptivos podem ser realizados como prevenção de lesões em qualquer atividade esportiva, principalmente naqueles que exija agilidade, mudanças bruscas de direção e esportes de contato.

Por exemplo, nos corredores os exercícios são importantes para prevenir lesões em joelhos e tornozelos durante os treinamentos em rua ou esteira.

Treinamento após lesões

Após alguma lesão e/ou procedimentos cirúrgicos, a propriocepção articular é importantemente afetada, por isso a importância do trabalho proprioceptivo na reabilitação dessas lesões.

Tipos de exercícios proprioceptivos

  • Exercícios de equilíbrio, com apoio unipodal, com ou sem auxílio da visão;
  • Exercícios em pranchas de equilíbrio, cama elástica, balancim, etc;
  • Exercícios de deslocamentos, estimulando as mudanças de direção;
  • Exercícios estimulando o gesto esportivo.

Dica: Consulte um profissional da área e inicie o treinamento proprioceptivo o quanto antes. Inclua os exercícios na sua rotina de treinamento.

“Prevenir é sempre o melhor remédio!”

Karina Palla

Fisioterapeuta Esportiva

kpalla@institutokellystefani.com.br