Qual é o melhor tênis de corrida?

Essa é uma pergunta frequente no dia a dia do meu consultório e sem dúvida nenhuma o tênis é um equipamento de extrema importância para a prática da corrida.

A biomecânica da marcha é muito bem estabelecida na ortopedia e modismos devem ser vistos com muito critério. Corrida descalço é bom para quem nasceu descalço e andou a vida todo descalço. Todavia para as pessoas que cresceram utilizando calçados e os utilizam no dia a dia, não faz sentido ela querer correr descalça.

O calçado protege os pés e no caso da corrida têm uma importante função de absorver impacto. Pela lei da AÇÃO E REAÇÃO quando corremos há uma reação do nosso corpo no solo e este devolve a reação desse vetor de força,

Portanto, não existe uma fórmula de bolo e nem o melhor tênis do mundo. O que existe é a individualidade!!!

Antes de se avaliar o tênis temos que avaliar o indivíduo que irá utilizar o tênis. Para esta análise levamos em conta: peso, altura, massa muscular e sua potência, gesto esportivo, alterações anatômicas de alinhamento dos membros inferiores, tipo de pisada, volume e intensidade de treinos, piso habitual de corrida e objetivos do treinamento.

É um raciocínio complexo e interligado a muitas variáveis e que deve ser realizado por um médico ortopedista especialista em medicina do esporte.

Os testes de pisada comumente realizado em lojas não têm essa capacidade de avaliação. São testes estáticos e aplicados, na grande maioria das vezes, por vendedores.

Outro tipo de teste comum no mercado é a baropodometria estática ou dinâmica que é aplicada por alguns médicos e  fisioterapeutas mas também não traz todo o raciocínio descrito acima e não é capaz de determinar o tipo de pisada de um atleta.

Meu raciocínio ortopédico para a escolha do melhor tênis para o atleta não é baseado nessa ou naquela marca de tênis.

E sim é baseado e muitas informações desde a conversa com meu paciente, ao exame físico ortopédico e quando necessário exames de imagem ou avaliação biomecânica da corrida. Mas cada caso é um caso…

Essa é uma discussão belíssima mas extremamente individualizada!!!

Dra.Kelly Cristina Stéfani

kstefani@institutokellystefani.com.br