Quem precisa de suplementos alimentares ou ergogênicos?
O uso de suplementos alimentares e de outros recursos ergogênicos pode ser muito importante para o desempenho atlético. Atletas de elite geralmente tem indicação de usá-los. E atletas amadores envolvidos em esportes com treinamentos intensos e com altas demandas também pode se beneficiar.
Muitos indivíduos fazem treinamentos de alta intensidade e de longa duração, alguns com mais de 2 a 3 horas por dia, de 5 a 6 vezes por semana, e nestes casos o uso de suplementos passa a ser necessário para atingir as demandas metabólicas e energéticas elevadas, difíceis de serem atingidas na dieta habitual, principalmente em caso de atletas mais pesados.
A ingestão inadequada de calorias assim como a má qualidade de distribuição dos nutrientes pode levar a perda de peso e de massa magra, pode aumentar a incidência de infecções, aumentar a incidência de overtraining e de lesões. E consequentemente pode reduzir o desempenho.
Cabe ao profissional que a acompanha a estratégia nutricional e de treinamento do indivíduo determinar as suas necessidades energéticas assim como a melhor distribuição de macro e micronutrientes e a indicação de suplementos necessários para atender a sua demanda. E ainda é necessário que se avalie as particularidades de cada esporte para orientar qual recurso ergogênico ou suplemento poderá elevar a performance daquele atleta específico.
Porém nem todas as pessoas precisam ou se beneficiam de alguma forma do uso de suplementos. Para a maioria dos praticantes de atividade física que façam atividades de intensidade leve a moderada, de duração de até 60 minutos em torno de 3 a 4 vezes por semana, uma alimentação balanceada é suficiente.
Procure um profissional que possa ajudá-lo de forma ética e responsável a conquistar seus objetivos e sua melhor performance!
Dra.Fernanda Pena Moreira
CRM 170.765
Tel para consultas: 3050-5123
Formação acadêmica
- Formada em medicina pela UFMG
- Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira em Endocrinologia e Metabologia – SBEM
- Residência médica credenciada pelo MEC em Endocrinologia no Hospital da Previdência de Minas Gerais.
- Residência médica credenciada pelo MEC em Clínica Médica no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte.
Áreas principais de atuação
- Endocrinologia do esporte
- Diabetes mellitus
- Obesidade
- Doenças da tireoide