Respeito mútuo e esporte!!!

Aqui em São Paulo muitos atletas utilizam o espaço público da Cidade Universitária – USP para seus treinos.

A megalópole de São Paulo possui poucos parques públicos para as pessoas se exercitarem, portanto precismos cuidar muito bem dos que temos.

Utilizá-los com critério e respeito é melhor forma de cuidar.

Eu treino na USP e cada vez mais observo a falta de respeito mútuo. Em especial aos sábados onde há um volume maior de atletas circulando por suas ruas em especial pela manhã. São corredores, ciclistas, patinadores, pedestres caminhando com cachorros, crianças acompanhadas de seus pais, os alunos da USP além de carros e ônibus.

Não há uma regra estabelecida mas devemos utilizar o bom senso e as regras básicas de trânsito.

Carros e bicicletas têm preferência das ruas e devem andar na mesma direção. Corredores e pedestres que caminham devem utilizar preferencialmente as calçadas e na impossibilidade de utilizá-las devem utilizar os canteiros centrais das ruas e em última opção as ruas. Quando se corre na rua deve-se correr no contra fluxo do carro por questões de segurança.

Infelizmente o que se vê regularmente é cada indivíduo pensando apenas em si mesmo e não respeitando o espaço comum. Ciclistas pedalando em altíssima velocidade sem prestar a atenção no trânsito ao seu redor, carros (a maioria com atletas!!!) mudando de faixa ou saindo do seu local de estacionamento sem olhar ao lado, estacionando em locais que atrapalham a visibilidade do trânsito, assessorias em locais inadequados onde seus atletas transitam pelas ruas sem olhar se há ciclista ou corredor, assessorias que não orientam seus atletas, patinadores que entram no meio de pelotões de ciclismo, corredores que correm no meio da rua no fluxo do trânsito (ou seja, com carro e bicicleta vindos por trás dele) de fone de ouvido com música alta sem prestar atenção no trânsito local…

Enfim poderia enumerar uma infinidade de atos individuais desrespeitosos a utilização do espaço comum.

Cada um de nós que frequenta a USP deveria refletir sobre a atual situação e se cada indivíduo utilizasse o bom senso e respeitasse as leis básicas de trânsito todos poderiam conviver melhor nesse belo espaço público.

Com esse texto não pretendo nada além de fazer cada um refletir sobre isso.

O espaço é público, não existem regras e não existem culpados maiores ou menores ou mesmo vítimas.

Todos que frequentamos esse espaço somos responsáveis pela nossa postura!!!

Vamos cuidar melhor da USP!!!

Dra.Kelly Cristina Stéfani

kstefani@institutokellystefani.com.br