Ritmo de treino

Faz algum tempo que as pesquisas que estudam a queima de gordura em nós seres humanos indicam que a intensidade do treino tem um papel fundamental no seu resultado.
Sabemos que exercícios com intensidades elevadas, não possuem a gordura como fonte de energia primaria, porem quando treinamos em um ritmo forte, toda a depleção de energia (leia-se glicogênio muscular) vai resultar em trabalho maior do organismo para repor esse substrato e reparar as fibras musculares que foram “danificadas” durante o exercício, além de balancear todos os hormônios corporais fazendo com que a gordura seja usada neste momento e por longo período após a atividade.
A isso podemos dar o nome de EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), caracteriza-se pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício. O consumo de oxigênio guarda relação direta com o gasto energético, ou seja, considera-se que a cada litro de O2 consumido, aproximadamente 5 Kcal são geradas no organismo.
E o que definiríamos como intensidade elevada:
1) frequência cardíaca elevada;
2) sensação de desconforto acentuado devido altas concentrações de lactato;
3) impossibilidade de se conversar durante o estimulo (série principal)
4) alta sudorese corporal (devida elevada temperatura corporal do exercício)
Mas fique sabendo que assim como qualquer coisa na vida também temos que nos adaptar a esse tipo de estimulo. Não podemos nos colocar nessa situação sem a preparação adequada física e mental, caso contrario não aguentaríamos ou então nos machucaríamos.
Abaixo segue uma serie para você possa começar a se colocar em um ritmo mais forte de treino, conseguindo assim um metabolismo eficiente como um elevado gasto calórico.
Aquecimento: 15 minutos de corrida moderada. (caso não consiga correr , caminhada acelerada)
Parte principal: 10x200m – ritmo mais forte conseguir (somente a partir da quarta série, para garantir um bom ajuste corporal) – se você fez a caminhada no aquecimento, esta é a hora que irá fazer o seu melhor nos 200m (seguindo o mesmo conselho , somente a partir da quarta série)
Parte final: 5 minutos de corrida leve (caminhada leve)

Roy Vieria e André Figueiredo
Educadores físicos
tpersonalizado@institutokellystefani.com.br