Vale a pena uma pausa…

dicas

Em tempos de clima seco, poluição e outras coisas que afligem o atleta urbano é fundamental entendermos a importância da hidratação, reposição de líquido e sais minerais. Fazer uma pausa estratégica que leve 30 segundos ou até menos, para beber água ou isotônico vai fazer seu treino ser mais saudável e o restante do dia muito mais prazeroso.

Não iremos entrar em detalhes do tipo de hidratação e sim da importância em se hidratar corretamente, sem pressa, deixar seu organismo absorver aquela substância essencial para nossas vidas, a água. Diariamente observo atletas dando apenas um rápido gole em um copo de água, e fazendo isso enquanto corre. Uma conta rápida, em um treino de corrida que tenha duas horas de duração, se a pessoa fizer três paradas de 45 segundos cada, isso dá 2m15s, ou seja não é nem 1Km. Portanto vale a pena ficar atento a isso durante todo o ano e especialmente no inverno, quando o clima é seco e a umidade do ar muito baixa.

No ciclismo temos uma vantagem, já estamos com a água bem próxima e nem precisamos parar a bicicleta para beber. Tenho observado um fato curioso, talvez não sirva para todos os ciclistas mas vejo muitos atletas após terminarem uma subida em que fizeram um esforço tremendo, a frequência cardíaca alta, o ritmo respiratório acelerado sentindo-se naquele estado ofegante recorrem imediatamente a salvadora garrafinha da bicicleta, já vi muitos atletas engasgarem seriamente por conta disso a ponto de precisar parar a bike. Não é uma regra, mas beber no momento que você está mais ofegante talvez não seja uma idéia tão interessante, de qualquer forma se você sente-se bem fazendo desse jeito não há problema. Enfim, em toda prática de atividade física a água é fundamental e nada deve acontecer sem ela, racionalmente utilizada e sem desperdícios.

Bons Treinos!

Daniel Costa

Educador físico

Trilopez assessoria esportiva