Voltando das férias

Notamos, sempre que voltamos de um simples final de semana , nosso corpo já se sente mais “preguiçoso” e sem  vontade nenhuma de voltar aquela velha rotina . Me diga, sinceramente, qual é a pessoa que gosta da segunda-feira?

Não é a toa que nos sentimos assim, é durante o final de semana que conseguimos dormir nossas 8 horas de sono, comemos mais (para alguns, mais ainda), bebemos bebidas alcoólicas, ou um monte de refrigerante e as vezes deixamos de realizar atividade física.

Enfim, no final de semana ligamos o “relax mode”, que consegue tirar o nosso cérebro  da rotina que ele se habituou durante a semana. Por esse motivo que  a segunda-feira é tão sofrida, estamos fora do funcionamento adequado e eficiente que o organismo conseguiu para você realizar as suas atividades diárias.

Bom, se dois dias já deixam essas sequelas, imaginem vocês as férias que são 2 semanas, ou até 1 mês, que as pessoas entram no “ relax mode”. Portanto devemos  ficar bem atentos quando voltamos das férias.

Abaixo seguem algumas dicas para as pessoas que estão voltando a pratica da atividade, pois ficaram parados devido as férias, ou para aquelas que colocaram como uma das metas para 2014, a pratica de alguma atividade física.

1)      Cuidado com a intensidade: quando saímos de férias estávamos no pico do treinamento (ou deveríamos, né?!), com o melhor condicionamento e forma física que poderíamos. Logo o registro neural que você tem dessa atividade é referente aquele período, ou seja, sua cabeça vai querer ir forte, mas o seu corpo não esta preparado.

2)      Alterne as atividades: já que agora temos mais um longo ano pela frente, não há necessidade de “ganhar o tempo perdido”. Comece alternando os dias da atividade, evite correr todos os dias ou fazer musculação todos os dias, pode sim treinar todos os dias mas, alternando as atividades, por exemplo, segunda, quarta e sexta feira, você faz musculação e na terça, quinta e sábado você faz a corrida. Desta forma você proporciona uma recuperação de 48 horas para aquela musculatura especifica. O Domingo pode ficar como descanso total (OFF).

3)      Faça uma progressão: Como já foi dito, comece com a intensidade leve e fique assim pelo menos 2 semanas, isso pode ser considerado um período de base, onde você estará preparando seu organismo para cargas mais pesadas. Na terceira semana você aumenta a intensidade, na quarta semana mais um pouco para na quinta semana você fazer uma semana recuperativa. Se fizermos um gráfico ele ficaria assim:

 

4)      Volte com a alimentação balanceada: todos nós sabemos, que durante as festas de final de ano, saímos da rotina alimentar, com isso colocamos alguns  quilos “extras” em nosso organismo, deixando-o mais lento e sobrecarregado.

5)      Procure regularizar o sono: caso, você seja uma pessoa, que não consegue dormir cedo, saiba que a sua produção de GH (Growth Hormone, hormônio do crescimento), um importante hormônio para revitalização dos processos degenerativos causados pelo treinamento e pelo stress da vida cotidiana, tem o seu pico entre as 23h e as 2h da manha. Portanto se você vai dormir a 1h da manha já perdeu grande parcela da produção do GH.

 

O importante mesmo é voltar aos hábitos que você possuía antes das férias, ficar atento para perceber se adotou algum habito novo que não irá lhe ajudar em nada (dormir tarde, por exemplo) e se você nunca possuiu hábitos  saudáveis, ficar atento aos artigos e posts do nosso site.

Estamos aqui para ajudar vocês!

Equipe do Treinamento Personalizado: Rodolfo Vieira, Soraia Siqueira, Vanessa Tidon, André Figueiredo e Cláudia Viceconti

treinamentopersonalizado@institutokellystefani.com.br